27/05/2022 às 19h11min - Atualizada em 27/05/2022 às 19h11min

Auxiliares de serviços gerais executam importante trabalho de higienização hospitalar no HFM

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Campos publicou um decreto definindo o valor de R$ 1.212,00 como piso salarial mínimo para o ASG e outras categorias

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Responsável por realizar a limpeza e a desinfecção de superfícies, o Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) é fundamental para promoção da confiança e conforto de pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde, pois toda a segurança de um hospital depende da higienização. Eles são responsáveis pelo recebimento, separação, distribuição de correspondência e materiais, atividades de limpeza e conservação de instalações, mantendo o espaço sempre limpo e desinfetado, evitando infeções hospitalares.

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Campos publicou um decreto definindo o valor de R$ 1.212,00 como piso salarial mínimo para o ASG e outras categorias, o que vai beneficiar cerca de 560 profissionais (AQUI).

“É uma responsabilidade muito grande trabalhar com a limpeza de um hospital. Tem que ter bastante atenção, pois qualquer falha no processo pode colocar em risco a segurança dos pacientes e dos outros profissionais que atuam na unidade”, explicou a auxiliar de serviços gerais Camila Viana Nunes.

A enfermeira da Hotelaria, Barbara Vieira, orienta os profissionais e também as visitas na hora de manter a limpeza do hospital. “O serviço aqui do HFM é composto por equipes diurnas, noturnas, e uma equipe terminal que trabalha na higienização completa do hospital. Todo sistema de limpeza tem que ser feito de dentro pra fora, de cima pra baixo, do local mais contaminado para o menos, para assim termos o controle de transmissões de doenças. Em relação às visitas, o primeiro passo é a higienização das mãos, evitar também de trazer insumos como alimentos de fontes desconhecidas para o ambiente hospitalar, que podem gerar proliferação de bactérias e acarretar em uma contaminação”, esclareceu.

Higienização é fundamental – O gerente de Hotelaria e Serviços Gerais, Ítalo Rodrigues Guimarães, informa que os profissionais de limpeza trabalham em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Trabalhamos em conjunto para poder adequar os nossos profissionais a norma vigente, de higienização e de manuseamento de produtos químicos. O CCIH está sempre dando essa assistência. Estamos constantemente treinando os nossos profissionais para manter o ambiente de trabalho mais salubre e promover uma biossegurança no hospital para todos”, relatou.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pessoas em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Por isso a importância de um trabalho intenso e reforçado na higienização é extremamente fundamental para as unidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp