27/05/2022 às 17h30min - Atualizada em 27/05/2022 às 17h30min

​Hemocentro Regional de Campos precisa urgentemente de doação

Operando em baixo estoque, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, sendo as maiores carências para os tipos O+ e O-

Jornal Aurora - Redação
PMCG

O Hemocentro Regional de Campos, cujo Banco de Sangue é responsável por atender, além do município, várias outras cidades das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, vem operando com estoque muito baixo e, segundo a assistente social da unidade, Maria Gonçalves, necessita urgentemente de todos os tipos sanguíneos.

Situado no Hospital Ferreira Machado (HFM), a unidade vem passando por constantes problemas de falta de sangue, sendo as maiores carências para os tipos O+ e O-. Autoridades responsáveis pelo órgão clamam à população que se conscientize e pratique esse ato de amor e solidariedade, afinal "Gentileza gera gentileza" e doação de sangue gera vida.

“Estamos precisando de reforço com urgência, porque o estoque está baixo tanto na unidade móvel quanto no Hemocentro. Hoje (sexta-feira), até às 13h, nós só tivemos 19 candidatos, sendo que o ideal são de 70 doadores por dia. E tem sido assim, de maneira geral, dias de baixa movimentação e isso é muito ruim, porque a gente nunca consegue um estoque estável”, lamentou a assistente social informando que a unidade funciona normalmente todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados.

PARA DOAR – O Hemocentro, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: hemohfm@yahoo.com.br. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp