27/05/2022 às 11h40min - Atualizada em 27/05/2022 às 11h40min

Parceria para atender pessoas com síndrome de Down, esquizofrenia e autistas

- Redação
O Prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da Gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Lana Maria da Silva, prestigiou na noite desta quinta-feira (26), a solenidade de inauguração da nova sede da Associação Centro Assistencial e Serviço Educacional Especializado (ACASEE), no Parque Imperial. O evento contou com a presença de pais, crianças e adolescentes atendidos pela entidade, por profissionais e vereadores que defendem a causa da saúde mental, respectivamente, Marcione da Costa Falquer, o Marcione da Farmácia. e Leon Gomes.

O Prefeito ressaltou a importância das parcerias firmadas entre a Prefeitura e entidades assistenciais que trabalham na causa das pessoas com necessidades especiais, como é o caso, por exemplo, das tradicionais entidades Apae e Apape, que desenvolvem trabalho a favor de pessoas especiais com apoio de órgãos da municipalidade. Ele fez pedido especial às pessoas que trabalham na ACASSE:

“As atividades que os profissionais desenvolvem aqui, desde à recepção, é muito importante para as pessoas especiais e para seus familiares. Por isso, quero pedir a todos que já trabalham e que vão trabalhar com essas pessoas, que não entendam suas atividades aqui apenas como um trabalho, mas como uma causa de vida. É necessário que todos que trabalhem em entidades com ações dessa natureza compreendam que a atribuição é cuidar de pessoas”, alertou Wladimir Garotinho.

Ele mencionou que, recentemente, ao ampliar o convênio existente entre a Prefeitura e a Apae e Apape, ouviu que “esse governo é o mais inclusivo na história de Campos”. Wladimir enalteceu o trabalho abnegado desenvolvido pelos vereadores Marcione e Leon, que praticam ações há muitos anos para pessoas especiais como causa de vida.

A Gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Lana Maria da Silva, destacou a atenção dada pelo Prefeito ao setor. “Quero destacar a sensibilidade do Prefeito para a causa da Saúde Mental. Seu comprometimento tem proporcionado avanços para que todos tenham acesso aos profissionais especializados, bem como acesso aos medicamentos específicos. Estamos trabalhando muito para isso. Na semana passada comemorei meu aniversário com os pacientes. O Brasil tem estatística com elevado número de pessoas com doenças mentais e Campos dá exemplo ao implementar políticas públicas para universalizar os serviços para Saúde Mental”, declarou a médica Lana Maria.
A coordenadora do Projeto Acolher, Joelma Alves de Azevedo, que elaborou o projeto psicopedagógico específico para crianças e adolescentes até os 18 anos com Transtorno do Expectro Autista, Síndrome de Down e Esquisofrenia, destacou a importância do gestor público ter sensibilidade para Saúde Mental. Ela mencionou que os assistidos na ACASSE vão ter acompanhamento psicopedagógico (educação e psicoterapia).

“Quero cumprimentar o Prefeito por ter sensibilidade por essa causa e agradecer ao Marcione por lutar tanto por implementar esse projeto, que é importante para as crianças e seus familiares, que também recebem orientação e assistência domiciliar. No projeto Acolher trabalhamos com a consciência do atendimento com qualidade e equidade, porque cada pessoa tem sua necessidade e precisamos estar atentos para adequar o ambiente conforme sua condição neurológica”, ensinou Joelma.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp