26/05/2022 às 17h49min - Atualizada em 26/05/2022 às 17h49min
Apoio da Petrobras para Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva, em Campos
- Redação
Em busca de parceria para a implantação do Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva, a ser instalado na Cidade da Criança e do Futuro, antiga Cidade da Criança, o Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, se reuniu, nesta quinta-feira (26), de forma remota, com os integrantes da Gerência Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Vinícios Mousinho e Fabiana Nazário. Também participou do encontro Eduardo Fernando Gomes dos Santos, do Relacionamento Institucional da estatal.
A assessora técnica da Seduct, Catia Mello; a coordenadora da Educação Inclusiva, Carol Carmo; e o vereador e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara Municipal de Campos, Leon Gomes; acompanharam o secretário na apresentação das propostas para o Centro de Referência, que contará com o acompanhamento pedagógico para deficiente visual e surdos; orientação e mobilidade; psicomotricidade; atividade física para crianças; jovens e adultos; teatro; artes e artesanato; música; informática; libras e intérprete.
“É um projeto ambicioso e que deve ser realizado em etapas. Temos ainda a meta de contar com diagnóstico precoce no local, através de uma clínica escola. Nossa busca por parcerias é para que possamos contar com profissionais especializados e também trocar experiências com empresas que já tenham projetos semelhantes colocados em prática”, ressaltou Marcelo.
Leon Gomes falou sobre sua experiência enquanto pai de uma criança autista. “É necessário falar das dificuldades que enfrentei como pai atípico. E foi por isso que resolvi ser vereador e entrar nessa luta, pois, por falta de um tratamento adequado, hoje, meu filho ainda não fala. Há alguns meses ganhei o primeiro beijo pois, agora, ele está fazendo o tratamento ideal. Por isso, precisamos abraçar essa causa, da criação do Centro, para que possamos contar com um local de apoio e de inclusão em sua totalidade, para que os pais tenham informações e também tratamentos e diagnósticos assertivos”.
Catia Mello fez um convite aos representantes da Petrobras. “Seria muito interessante se pudessem vir a Campos e conhecer o espaço, a estrutura e ver de perto tudo que estamos criando aqui”, explicou.
Na semana passada, Marcelo Feres se reuniu com o coordenador-geral de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fábio Alcântara Portilho Dias. Feres também já conversou com diretores da Via Varejo, que administra as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Ainda serão realizadas reuniões com representantes da Eletrobras e Natura.
O Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva visa promover um ambiente de lazer e convivência acessível aos alunos típicos e atípicos, a formação continuada de educadores do município e familiares dos educandos, a realização de oficinas de convivência inclusiva e o diagnóstico precoce de necessidades educacionais específicas.