25/05/2022 às 19h51min - Atualizada em 25/05/2022 às 19h51min

Campos sediará o Fórum Regional de Educação no mês de agosto

- Redação
O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (25), com representantes do Conselho Municipal de Educação, na sede da entidade. O objetivo do encontro foi apresentar a política municipal de atendimento da Educação Especial para as unidades privadas de Educação Infantil.  

No encontro, o secretário anunciou a realização de um Fórum Regional de Educação, que vai acontecer em agosto deste ano, e vai reunir educadores de Campos e região. "Precisamos ouvir nossos professores, saber de suas demandas e dificuldades. Não dá para ter uma educação de qualidade sem valorizar os profissionais. A escuta ativa é necessária. E isso tem que ser feito de forma ampla, reunindo os municípios, porque se Campos virar as costas para outros municípios nada vai acontecer. Que possamos discutir a educação de forma regional”, disse o secretário. 

A coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduct, Verônica Gomes, ressaltou a importância do diálogo entre os municípios. “Há alguns anos já existiu essa conversa intermunicipal e há necessidade de dialogar juntos, pois, as necessidades são muito próximas e, dessa forma, todos se fortalecem”, explicou.

Representante do Sepe, Odisseia Pinto de Carvalho chamou a atenção para a dificuldade dos professores, no pós-pandemia, que recebem alunos com crise de ansiedade e de pânico. Ela sugeriu que psicólogos possam atender esse público. Outra demanda seria a escola em tempo integral com educação física, arte e reforço no contra turno.

Todas as propostas foram acatadas pela Seduct. “Estamos cuidando da saúde mental de nossos profissionais e dos alunos por meio dos psicólogos da rede. Após a pandemia, temos notado que as crianças voltaram mais agitadas e com dificuldade de concentração. Estamos cuidando disso. Quanto ao ensino integral, as escolas têm autonomia pedagógica e estamos testando, avaliando essas questões para que se possa tornar realidade na rede”, explicou o secretário. 

Também foram discutidas questões relativas à questão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o qual o secretário explicou que o município sempre teve uma oscilação muito grande em relação ao Ideb, subindo e descendo no percentual de desempenho. “Estamos trabalhando também nessa questão para que seja um processo contínuo, de processos e não de resultados”, disse Marcelo.

O Conselho Municipal de Educação tem por finalidade básica promover, no âmbito de sua competência, o desenvolvimento da Educação no Município e o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino, atuando em estreita articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp