23/05/2022 às 12h58min - Atualizada em 23/05/2022 às 12h58min

Secretaria de Educação inaugura nesta segunda-feira sala do Grupo Gotta na Lapa

Será em prédio anexo à sede da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), na Avenida Rui Barbosa, 553, Lapa. O novo equipamento vai receber o nome de Espaço Mágico Gotta

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai inaugurar nesta segunda-feira (23) às 16h, a sala do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), em prédio anexo à sede da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), na Avenida Rui Barbosa, 553, Lapa. O novo equipamento vai receber o nome de Espaço Mágico Gotta.

De acordo com o secretário da pasta, professor Marcelo Feres, o projeto, criado em 2009, segue desenvolvendo diversas atividades, trabalhando textos de diversos gêneros. Os alunos envolvidos participam de oficinas no contraturno da escola e criam espetáculos teatrais para apresentação, tanto nas escolas municipais, quanto em outros ambientes que solicitam a participação das crianças.

“Atualmente, 20 alunos participam ativamente do projeto. São estudantes de diversas escolas da rede municipal de ensino, como Francisco de Assis, Professora Sebastiana Machado Silva, Tarcísio Miranda, Instituto Profissional São José, Custódio Siqueira, entre outras unidades”, afirmou o secretário.

De acordo com a criadora e uma das coordenadoras do Gotta, Ana Lucia Souza, os integrantes têm entre 5 e 10 anos de idade e são estimulados a ler diariamente pelas professoras do projeto. “O Gotta existe há 13 anos e, desde então, nunca cessou suas atividades. Durante o período da pandemia, as aulas continuaram acontecendo através de grupo do whatsapp. Quando necessário, entregávamos os textos nas residências dos alunos”, explicou Ana.

Ela acrescentou que no período de distanciamento social, os alunos estudavam os textos com as professoras e, posteriormente, com os pais. Para finalizar, faziam uma apresentação teatral em casa e enviavam vídeos para os professores, que editavam as imagens e divulgavam nas redes sociais, para compartilhamento e aprendizagem de todos os demais estudantes da rede municipal de ensino.

“Além de ser um incentivador da leitura, o Gotta tem por objetivo também tornar os textos acessíveis ao público, de forma que cheguem até eles em forma de arte. De acordo com Ana, quem desejar receber os espetáculos do Gotta em suas creches, escolas ou universidades, pode agendar as apresentações através dos telefones (22) 998266-292 e 99838-8569.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp