21/05/2022 às 10h32min - Atualizada em 21/05/2022 às 10h32min

Campos: Firmados mais Acordos de Cooperação Técnica com Secretaria Nacional da Família

- Redação
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos dos Goytacazes firmou mais dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com a Secretaria Nacional da Família, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, é a execução em conjunto dos projetos Famílias Fortes e Reconecte.
 
O Programa Reconecte visa fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, fornecendo acesso mais amplo ao conhecimento cientifico às famílias e à população em geral, orienta quanto ao uso de recursos tecnológicos de maneira adequada, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica, visando à aquisição de uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico. 
 
O Programa Famílias Fortes é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.
 
“Com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, também lançamos o Programa Família na Escola (PFE) em Campos, em outubro do ano passado. Campos foi o primeiro município a implantar o programa e está servindo de referência para outras cidades. Esses dois novos acordos nos mostram que recuperamos a credibilidade perdida em outro momento, e que estamos no caminho certo”, afirmou Marcelo.
 
Voltado aos profissionais de educação e famílias de crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - anos iniciais, o PFE visa promover a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.
 
O diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família, Daniel Celestino, também comentou: “É com muita alegria que nós da Secretaria Nacional da Família firmamos mais essas duas parcerias com o município de Campos dos Goytacazes. Essa parceria que se iniciou com o Projeto Família na Escola, o qual Campos dos Goytacazes foi o primeiro município do país a aplicar, agora se fortalece ainda mais com os projetos Reconecte e Famílias Fortes. Nós entendemos que essas parcerias entre o Governo Federal e os Municípios são muito benéficas para todos, especialmente para a população da região e sendo um município tão parceiro, o benefício é ainda maior”.
 
A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, representante institucional dos acordos, assim como do Programa Família na Escola, junto à Secretaria Nacional da Família, esclarece que a adesão do município em mais dois Programas é de extrema importância para a comunidade escolar. “E também para nossa sociedade como um todo, pois tais propostas reforçam o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de habilidades parentais e sociais”, disse Catia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp