A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou, nesta quinta-feira (19), o primeiro dia do 1º Fórum Campista sobre Abelhas, que objetiva iniciar, no município, o movimento para a capacitação de interessados em desenvolver a apicultura, para organizar e regularizar a produção de produtos apícolas. O secretário de Agricultura, Almy Júnior, e o de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascouto, fizeram a abertura do evento que acontece na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Econômico (Fundenor), e se estende até sexta-feira (20).
“Esse fórum objetiva capacitar pessoas que queiram investir na apicultura ou que já atuam informalmente com a exploração comercial de abelhas para a produção de mel, geleia real, própolis e outros produtos. A apicultura é uma atividade agrícola importante, que gera muito emprego e renda no país, mas que, em Campos, ainda é uma cadeia desorganizada. Esse fórum é para que a gente possa construir uma política mais eficiente para quem quer investir nessa atividade. Lembrando que, para o desenvolvimento desse setor, é preciso, além da capacitação e assistência técnica ao agricultor, a regularização, legalização da atividade, para que a produção seja devidamente certificada e que permita a comercialização dos produtos”, disse Almy.
No primeiro dia de fórum houve apresentação de indicadores e desafios da apicultura fluminense, palestras sobre qualidade do mel, exigências para a certificação de produtos apícolas, abelhas e agricultura urbana, acidentes e resgate de colmeias e perspectivas para a apicultura campista.
“Ao fim deste fórum, tenho certeza de que teremos perspectivas de mudança e melhorias para o município. É fundamental aprender com aqueles que labutam e estudam em cima deste tema, abelhas, pensando na sociedade. Diferente dos que buscaram o fórum com foco na importância das abelhas para o agronegócio, para a economia, a Defesa Civil tem o olhar para a proteção da população, porque somos chamados para resolver problemas quando vidas estão expostas. Mas, também, trabalhamos com foco na preservação das abelhas, trabalho que ainda desenvolvemos de forma rudimentar e, por isso, acreditamos que este fórum será fundamental para reciclar nosso pessoal, para aprendermos mais. Acredito que, com esse fórum, formaremos parceria e criaremos uma estrutura de organização, para atendermos todos”, destacou o secretário de Defesa Civil Municipal.
Almy chama a atenção para a importância das abelhas. “Muitos veem as abelhas como um problema e o que queremos é organizar o sistema, aprimorar o processo de produção apícola, pois sem abelhas não existe vida no planeta. A abelha é fundamental para a polinização das plantas, para a propagação das plantas, para a agricultura. No mundo inteiro a atividade agrícola é focada na questão ambiental e, organizada, desenvolvida de forma certificada, a apicultura pode ser um grande negócio. Temos profissionais muito capacitados participando do fórum, no intuito de ajudar a trazer para Campos o avanço para essa produção que ainda é muito baixa em nosso município. Campos ainda não tem uma política para a apicultura e é isso que queremos começar a construir”, destacou o secretário de Agricultura, lembrando que o 1º Fórum Campista sobre Abelhas segue nesta sexta (20), a partir das 9h, na Fundenor.