A Fundação Norte Fluminense de desenvolvimento Regional – Fundenor e a Caixa Econômica Federal – CEF firmaram nesta terça-feira (17), o convênio de cooperação, voltado ao fomento da agropecuária regional. O convênio foi assinado na sede da Fundenor e beneficiará cerca de 300 produtores da região, com a oferta de crédito rural.
Estiveram presentes no evento empresários, representantes da superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, da secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos, da Asflucan, cooperativas como Coagro e Macuco e entidades locais. A oferta de crédito rural da CEF, associada à ampliação do conhecimento técnico ao produtor, através da Fundenor na elaboração de projeto e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), irá oferecer os financiamentos de custeio ou investimentos em projetos com acompanhamento e orientação técnica, possibilitando para o produtor, melhor condição de resultado econômico.
Para o presidente da Fundenor, Eraldo Bacelar, os problemas apresentados durante o evento, serão estudados para que possam ser solucionados com essa parceria, “A questão fundiária é um dos problemas para a grande parte dos produtores, que não possuem os títulos cartoriais”, afirma Eraldo. Ainda segundo o presidente da Fundenor, este é um problema que se abrange a nível nacional. – Estamos trabalhando para ajudar esses produtores, a Fundenor foi credenciada junto a Caixa a executar os projetos técnicos, com suporte técnico e os laboratórios de água e de solo que tem o selo de Excelência da EMBRAPA. – explicou Eraldo destacando que a ideia é ajudar a equacionar, junto de outras instituições, como cooperativas, associações como a Asflucan, além do sindicato rural, e outras.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Humberto Júnior, destacou que as sugestões demandadas, apresentadas pelos produtores durante o evento, como o financiamento do imóvel rural, a Caixa entrará como influenciadora para esses pequenos produtores. “A expectativa é de atender cerca de 300 produtores regionais”. A Gerente Geral de Rede da Caixa Economica, Karina Cordeiro, informou que o atendimento a esses produtores já é realizado na sede, que funciona no prédio da CEF do calçadão do Boulevard, no 3° andar. “Os produtores não precisam agendar ou pegar senhas, é só chegar e aguardar o atendimento. E esse ano que vai entrar o ano safro, se espera conseguir atende-los, com o investimento que eles precisam”. Humberto e Karina informaram que será inaugurada uma agência em um espaço único em Campos, que será totalmente voltada para os produtores que precisarem de investimento ou algum auxílio.