19/05/2022 às 10h18min - Atualizada em 19/05/2022 às 10h18min

Maio Amarelo com doação de sangue sábado e passeio ciclístico no domingo

Os 450 primeiros inscritos estarão recebendo os kits meia hora antes do evento, no Jardim São Benedito

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A programação da Campanha Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas – para o final de semana vai contar passeio ciclístico e doação de sangue, em eventos promovidos pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME). No sábado (21), das 8h às 15h, no Sest Senat, ciclistas de vários grupos vão doar sangue. Já no domingo (22), o passeio ciclístico tem saída do Jardim São Benedito, às 8h. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e da educação no trânsito para um tráfego mais seguro. 

A iniciativa dos ciclistas em doar sangue partiu da técnica de enfermagem Débora Azevedo, 37 anos, doadora desde os 18. Ela participa de vários grupos do pedal e sensibilizada com os frequentes chamamentos do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado para doações. Com a morte do ciclista Ricardo Grossi Gibson, atropelado enquanto pedalava, Débora resolveu formar o “Pedal em Movimento”, que não busca somente mostrar a necessidade de doação de sangue, mas, também, fazer entender que todos têm espaço nas vias e que é preciso ter respeito.

"A nossa ideia é essa: a de mostrar que podemos dividir os espaços. Pedalo em vários grupos e os absurdos que vejo são enormes. Sou filha de caminhoneiro e fico revoltada quando eles nos assustam “tirando fininho”, provocando o perigo. Queremos mostrar que a doação que incentivamos pode servir de conscientização para esses que provocam acidentes e não nos respeitam", salienta Débora.

Essa é a primeira campanha de doação do “Pedal em Ação”, batizada de Ricardo Grossi Gibson. Em função da doação, está sendo recomendado aos ciclistas participantes que não façam maiores esforços. Por isso, uma data será marcada para um passeio de agradecimento pela presença no movimento. 

Débora Azevedo, que conta com o apoio dos grupos “Entre Tapas e Beijos”, “Pedal de Guarus”, “Os Pedaleiros”, “Bikeando”, entre outros, preocupou-se em participar de alguns encontros para tentar “quebrar” a resistência quanto à doação. Cada grupo que fizer a doação ganhará um troféu da Fundação Municipal de Esportes (FME), apoiadora da iniciativa. A doação está aberta a todos os interessados em geral.

Passeio - No domingo (22), a iniciativa do IMTT objetiva promover uma maior educação para o trânsito. O passeio ciclístico terá início no Jardim São Benedito, a partir das 8h, com chegada na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. 

Os 450 primeiros inscritos estarão recebendo os kits meia hora antes do evento, no Jardim São Benedito. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Pesquisas apontam que 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana, daí a iniciativa visando a conscientização dos condutores. E o movimento ganha mais importância quando algumas mudanças de sentido foram promovidas nas principais vias da área central da cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp