"Em 2005, levei meu neto ao neurocirurgião mais conceituado daquela época, o Dr. Seiya Pedro Kamimura que, acolheu o caso com alegria e surpreendeu-se com os resultados obtidos para um diagnóstico única, além da dislexia e TDAH, patologias já conhecidas pelo pediatra. Já em 2021, preocupada com este longo período entre avaliações e em silencio por medo do julgo da família e sociedade, procuramos um neurologista, Dr. Francisco Marcio de Carvalho, que tendo feito avaliações diversas, diagnosticou-o portador da Síndrome de Asperger."
“O mundo é um palco onde todos somos atores e ai daqueles que pouco aprenderam da atuação... Só sabemos duas coisas – nascemos para morrer num dia indefinido e todos ao nosso redor são meros jogadores, buscando a melhor vantagem sobre nós! Fui humilhado muitas vezes por ser diferente! Amigos, chefias, desconhecidos, familiares e outros. A obesidade me fez diferente; a sociedade não aceita, diziam! O emagrecimento na pele me fez diferente; a sociedade não aceita, diziam! As fragilidades na saúde me tornaram “objeto de estima” para uns e piada aos demais! De fato, enquanto minha bisavó envelhecia e já não podia permanecer grandes períodos de tempo ao meu lado, foi minha avó quem me salvou da solidão.”
A sua arte estimula a imaginação, envolve o próprio mistério do universo, espelhando a dimensão imensurável da mente humana em sua complexa estrutura. A sua poesia abrange o ser humano como um todo, reflete profundamente o nosso interior, as conquistas, as frustrações, os desejos mais ardentes, as paixões mais ocultas, as fantasias passageiras de uma noite de verão e de todas as outras estações do ano.
"Detentor de grande conhecimento na área de artes visuais, muito solícito, dedicado e entusiasmado, consegue contribuir em várias ações culturais, sempre procurando ajudar e integrar a equipe."
Rosane Aparecida Aranda
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - SEL / EESC / USP
São Carlos/SP, 15 de maio de 2020
"Com ampla ação como artista visual, curador e restaurador de acervos, Rafael Zafalon consegue realizar, nessas diversas facetas de sua atuação profissional, trabalhos em que une a literatura com a visualidade."
Oscar D’Ambrosio,
Jornalista e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).
São Paulo/SP, 15 de maio de 2020.