16/05/2022 às 22h47min - Atualizada em 16/05/2022 às 22h47min

​Pacientes elogiam atendimento do Programa de Planejamento Familiar

Mulheres que já fizeram a laqueadura aguardavam ansiosas pelo procedimento

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Programa de Planejamento Familiar, que retornou integralmente com os serviços de implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), laqueadura e vasectomia em mulheres e homens, respectivamente, na semana passada, já tem aprovação dos usuários. O atendimento foi bastante elogiado por mulheres que já fizeram o procedimento (laqueadura), cuja cirurgia é rápida e de fácil recuperação.

Satisfeita com o atendimento que recebeu, desde a triagem até o momento da cirurgia, a manicure Iris Castellar de Sousa, 28 anos, disse que entrou com o planejamento familiar, pois não queria mais engravidar. “Já tenho três filhos e decidi não ter mais. Conversei com meu marido e ele apoiou minha decisão”, comentou a jovem.

Outra que também elogiou o programa foi a dona de casa Flávia dos Santos Nascimento, de 29 anos. Ela, que decidiu operar após o nascimento do quarto filho, disse não se arrepender do procedimento.

“Meus quatro filhos foram de parto normal e ainda tive dois abortos espontâneos. Não queria mais e decidi pela laqueadura. Eu cheguei ao hospital muito nervosa, pois nunca havia feito uma cirurgia, mas a equipe (do HPC) é muito boa e rapidamente esclareci todas as minhas dúvidas”, narrou a dona de casa.

Aguardando ansiosa pela cirurgia, a também dona de casa, Magalene Barreto de Melo, 25 anos, contou que há tempos vinha pensando em fazer o procedimento. A jovem, que tem consulta agendada com o médico para o dia 19 de maio, é mãe de dois filhos e recebeu todo o apoio do marido. “As minhas duas gestações não foram planejadas e para evitar um terceiro filho, pois não posso tomar anticoncepcionais, decidi fazer a cirurgia”.

Em Campos, o atendimento secundário com medico, psicólogo e serviço social será realizado no Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), que funciona na Rua Gil de Góis, próximo à Secretaria de Saúde, onde todos os critérios do Ministério da Saúde serão avaliados. Posteriormente, a cirurgia será realizada no Hospital Plantadores de Cana (HPC), que a única unidade habilitada da região.

Para integrar o programa, o interessado deverá fazer o agendamento através do link Consulta Fácil (AQUI), que fica na parte direita do site da Prefeitura onde agendará a sua participação em uma reunião que ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através do serviço de enfermagem, onde serão apresentados todos os métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS): Métodos Comportamentais, Métodos de Barreira, Anticoncepção Hormonal Oral, Anticoncepção Hormonal Injetável, DIU, Esterilização e Anticoncepção de Emergência (pílula do dia seguinte) e os meios de acesso a população.

“São muitos os métodos que iniciam desde os comportamentais aos hormonais e eles terminam na decisão da esterilização total, que pode ser a laqueadura ou a vasectomia, no caso do homem, além de receber orientações do planejamento familiar, o paciente também vai ser orientado a respeito das doenças preveníveis e como ter acesso a preservativo feminino e masculino, que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde”, explicou a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, acrescentando que, por mês, serão realizadas 60 laqueaduras e 30 vasectomias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp