16/05/2022 às 19h20min - Atualizada em 16/05/2022 às 19h20min

Teatro Trianon recebe Curso Educação para o Patrimônio Cultural do Inepac

Atividade é direcionada a professores, arquitetos, agentes culturais e comunidade, e faz parte das 20ª Semana Nacional dos Museus

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), iniciou, na manhã desta segunda-feira (16), no Teatro Municipal Trianon, o Curso Educação para o Patrimônio Cultural. Direcionado a professores, arquitetos, agentes culturais e comunidade, o curso faz parte 20ª Semana Nacional dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 16 e 22. A atividade também marca as comemorações do 10º aniversário do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), que será celebrado em junho.

A cerimônia de abertura marcou a recepção aos professores do curso, Sérgio Linhares e Leonardo Alves, e contou com as presenças da FCJOL, Auxiliadora Freitas; do gerente de Formação em Arte e Cultura da FCJOL, Fábio Mattos; da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, e do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos e vice-presidente da Associação dos Amigos dos Museus Municipais de Campos, Edvar Júnior.

“Estamos avançando bastante com a realização deste curso. Nossa parceria com o Inepac, através de sua diretora, Ana Cristina Carvalho, é fundamental para o município. Tivemos 194 inscritos para este curso, com duas turmas, sendo a primeira nesta segunda e a segunda nesta terça-feira (17). O projeto tem o objetivo de apresentar conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, bem como o significado dos atos de tombamento e registro, lugar e espaço de memória”, enfatizou Auxiliadora Freitas.

O diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac, Leonardo Alves, responsável pelo setor de Educação Patrimonial do Instituto, iniciou o curso destacando a importância de uma atividade deste porte no interior do estado.

“Junto do professor e historiador, Sérgio Linhares, estamos visitando Campos com imensa alegria, trabalhando a educação como forma de preservar o patrimônio. Este curso é o princípio de desdobramentos sempre positivos, como já ocorreu em outros municípios pelos quais passamos. O Inepac quer se aproximar da comunidade e Campos é uma cidade que merecia receber nosso curso, pois tem diversos imóveis com tombamento pelo Instituto”, avaliou Leonardo Alves.

Depois da apresentação de um inventário da história e das atividades do Inepac, os professores Sérgio Linhares e Leonardo Alves realizaram, no palco do teatro, uma atividade em que se trabalhou o conhecimento de imóveis importantes da cidade do Rio de Janeiro, de diversas épocas, sejam eles patrimônios tomados ou não. Três grupos com dez pessoas cada, montaram os cenários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp