16/05/2022 às 17h12min - Atualizada em 16/05/2022 às 17h12min
Campos: Programação especial para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Entre os dias 16 e 20 de maio, haverá passeata com panfletagem, roda de conversa e capacitação das equipes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município
A Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio (quarta-feira). O movimento busca garantir os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e uso decorrente de substâncias psicoativas.
A VIII Semana da Luta Antimanicomial, organizada pela Gerência de Saúde Mental e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Universidade Estácio de Sá, será realizada a partir desta segunda-feira (16), até sexta-feira (20). Haverá passeata com panfletagem, roda de conversa e capacitação das equipes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A assessora chefe da Gerência de Saúde Mental, médica psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, disse que, dentro dessa luta, está o combate à ideia de que a pessoa em sofrimento psíquico deve viver em modelo asilar. “Como qualquer cidadão, as pessoas em sofrimento têm o direito fundamental à liberdade, ao convívio em sociedade, direito a receber tratamento e cuidado sem abrir mão do seu lugar de cidadão”.
A médica explicou que a Rede luta, diariamente, por atendimento e acolhimento humanizado, onde cada usuário recebe tratamento adequado, buscando o alinhamento com a rede hospitalar e um trabalho contínuo com garantia de acesso no município.
Programação:
Dia
16/05
15h - Passeata com panfletagem: saída da Rodoviária Roberto Silveira e chegada na Praça São Salvador
16h - Tenda dos Serviços da RAPS na Praça
16h30 - Capacitação com a psicóloga Jhayana Couto. Tema: “História da saúde mental: a Rede nesse contexto” no Instagram da Saúde Mental (@saudementalcampos)
Dia 17/05
8h30 - Roda de Conversa no Instituto Politécnico de Ensino (IPE) Tema: “Luta Antimanicomial: cuidar em liberdade”
15h - Roda de conversa sobre saúde mental e movimento das pessoas com deficiência na UFF
18h - Tenda UFF – “Atravessamentos raciais e saúde mental”
19h30 - Roda de Conversa no Instituto Politécnico de Ensino (IPE) Tema: “Luta Antimanicomial: cuidar em liberdade”
Dia 18/05
9h - Dia D no Jardim São Benedito com atividades culturais e recreativas
15h – Roda de conversa LGBTQFOBIA e Luta Antimanicomial na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos
19h30 – Estágio na RAPS na Universidade Estácio de Sá
Dia
19/05
9h - Roda de Conversa na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Tema: Luta Antimanicomial e a RAPS nesse contexto
9h – Roda de Conversa – Nas margens do corpo e as urgências subjetivas: Responsabilidades e possibilidades na prática na UFF
16h – Roda: Mães Invisibilizadas na UFF
Dia 20/05
9h - Roda de Conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III). Tema: “Luta Antimanicomial e violação de direitos e vulnerabilidade social”
15h – Encerramento com palco livre na Praça São Salvador/Show Ed Ébano