16/05/2022 às 17h12min - Atualizada em 16/05/2022 às 17h12min

Campos: Programação especial para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Entre os dias 16 e 20 de maio, haverá passeata com panfletagem, roda de conversa e capacitação das equipes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Gerência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio (quarta-feira). O movimento busca garantir os direitos das pessoas em sofrimento psíquico e uso decorrente de substâncias psicoativas.

A VIII Semana da Luta Antimanicomial, organizada pela Gerência de Saúde Mental e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Universidade Estácio de Sá, será realizada a partir desta segunda-feira (16), até sexta-feira (20). Haverá passeata com panfletagem, roda de conversa e capacitação das equipes que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A assessora chefe da Gerência de Saúde Mental, médica psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, disse que, dentro dessa luta, está o combate à ideia de que a pessoa em sofrimento psíquico deve viver em modelo asilar. “Como qualquer cidadão, as pessoas em sofrimento têm o direito fundamental à liberdade, ao convívio em sociedade, direito a receber tratamento e cuidado sem abrir mão do seu lugar de cidadão”.

A médica explicou que a Rede luta, diariamente, por atendimento e acolhimento humanizado, onde cada usuário recebe tratamento adequado, buscando o alinhamento com a rede hospitalar e um trabalho contínuo com garantia de acesso no município.

Programação:

Dia

16/05

15h - Passeata com panfletagem: saída da Rodoviária Roberto Silveira e chegada na Praça São Salvador

16h - Tenda dos Serviços da RAPS na Praça

16h30 - Capacitação com a psicóloga Jhayana Couto. Tema: “História da saúde mental: a Rede nesse contexto” no Instagram da Saúde Mental (@saudementalcampos)

Dia 17/05

8h30 - Roda de Conversa no Instituto Politécnico de Ensino (IPE) Tema: “Luta Antimanicomial: cuidar em liberdade”

15h - Roda de conversa sobre saúde mental e movimento das pessoas com deficiência na UFF

18h - Tenda UFF – “Atravessamentos raciais e saúde mental”

19h30 - Roda de Conversa no Instituto Politécnico de Ensino (IPE) Tema: “Luta Antimanicomial: cuidar em liberdade”

Dia 18/05

9h - Dia D no Jardim São Benedito com atividades culturais e recreativas

15h – Roda de conversa LGBTQFOBIA e Luta Antimanicomial na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos

19h30 – Estágio na RAPS na Universidade Estácio de Sá

Dia

19/05

9h - Roda de Conversa na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Tema: Luta Antimanicomial e a RAPS nesse contexto

9h – Roda de Conversa – Nas margens do corpo e as urgências subjetivas: Responsabilidades e possibilidades na prática na UFF

16h – Roda: Mães Invisibilizadas na UFF

Dia 20/05

9h - Roda de Conversa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III). Tema: “Luta Antimanicomial e violação de direitos e vulnerabilidade social”

15h – Encerramento com palco livre na Praça São Salvador/Show Ed Ébano

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp