15/05/2022 às 10h35min - Atualizada em 15/05/2022 às 10h35min

​Secretaria de Saúde participa de roda de conversa no Colégio Batista

A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, conversou com os estudantes sobre o sistema de saúde do município

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde, participou esta semana de uma roda de conversa com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Batista Fluminense, sobre o sistema de saúde do município. Bruna representou o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. O encontro foi promovido pela disciplina do Itinerário Formativo em Empreendedorismo Criativo, orientado pela professora Fernanda Almeida.

Bruna considerou o evento positivo. “O tema debatido foi pertinente para o momento atual, onde os recursos são cada vez menores e a participação social se torna essencial para que o serviço público funcione a contento, atendendo às necessidades da população”, disse ela, acrescentando que “ver crianças e adolescentes envolvidos com o serviço público e comprometidos com o próximo é algo gratificante”.

Por meio da metodologia do design thinking, utilizado para solucionar problemas de forma inovadora, os estudantes concluíram a primeira etapa do processo que consistiu em pesquisar, colocar-se no lugar do outro e entender suas situações. No resultado da pesquisa, a demanda mais votada pelos grupos foi o sistema de saúde de Campos.

Antes de concluírem a segunda etapa, em que eles questionam hipóteses existentes e pensam em soluções inovadoras, levantou-se em sala de aula uma questão pertinente. “Professora, acredito que antes de levantarmos acusações ou criticarmos o sistema de saúde, devemos ouvir o outro lado”, sugeriu o estudante Paulo André Reis de Mattos, de 16 anos.

A partir dessa fala, a professora Fernanda entrou em contato com o gabinete do secretário de saúde para promover o diálogo com os estudantes. “A visita da Dra. Bruna esclareceu inúmeras dúvidas e, respondendo às perguntas levantadas por eles, trouxe informações riquíssimas que deveriam ser compartilhadas com nossa comunidade local”, disse o capelão do Colégio Batista, pastor Jorge Jesus. O capelão salienta a importância do envolvimento da secretaria de Saúde com a comunidade por meio da instituição de ensino.

A diretora pedagógica do Colégio Batista Fluminense, Aldiméia Carvalho, ressaltou a relevância do encontro. “Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a organização do serviço de Saúde do nosso município e foram protagonistas no processo de compreensão e aperfeiçoamento da relação entre a população e esse serviço tão importante para todos”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90