14/05/2022 às 18h17min - Atualizada em 14/05/2022 às 18h17min

Campos: Saúde volta atualizar caderneta de vacinação, incluindo vacina HPV, nas escolas

- Redação
Reforçando a estratégia de imunização de crianças e pré-adolescentes nas unidades escolares, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se uniu à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para mais uma ação. O evento, denominado “Importância da imunização contra o HPV na idade escolar”, que acontece nesta quarta-feira (18), às 15h, na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, marcará a ampliação da vacinação de rotina, incluindo a retomada da aplicação da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), nas unidades de ensino da rede pública.
 
O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. E, para manter a orientação e avançar na imunização de crianças e adolescentes, será ministrada palestra pelo assessor técnico do Departamento de Vigilância em Saúde, da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, para toda a comunidade escolar, que inclui alunos e profissionais da Educação, além de pais e responsáveis legais dos estudantes.
 
“A palestra é muito importante para desmistificar dúvidas que as pessoas têm com relação à vacinação e também para aumentar a adesão desses pais e responsáveis em liberar a vacinação dessas crianças”, explica o subsecretário da Subpav, Rodrigo Carneiro.
 
A busca ativa nas unidades escolares já oferece, desde março deste ano, a vacina contra a Covid-19 e, agora, passará a aplicar a vacina HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Na ocasião, também será feita a atualização da caderneta de vacina das crianças e dos adolescentes, independentemente da idade, com aplicação das vacinas do calendário de rotina. “A gente precisa que os pais estejam cientes dessa importância e contamos com a adesão para que possamos aumentar a proteção de nossas crianças e adolescentes contra a infecção pelo papiloma vírus humano”, disse Rodrigo.
 
No município, em 2021 foram aplicadas 4.636 doses da vacina HPV para meninas e 3.083 doses para meninos. Já este ano, foram aplicadas 577 doses para meninas e 421 doses para meninos. A vacina quadrivalente contra HPV foi implementada no município em 2010, pela ex-prefeita Rosinha Garotinho e o secretário de Saúde, Paulo Hirano, que à época também respondia pela pasta. O pioneirismo levou Campos a aplicar mais de 100 mil doses do imunizante entre 2010 a 2016.
 
Hirano ressaltou que este projeto, iniciado há doze, já salvou muitas vidas. “Hoje temos a certeza que muitas vidas estão sendo preservadas na prevenção do câncer, principalmente do colo uterino nas mulheres. Naquela época meninas que hoje são mulheres, mas que estão protegidas para resto das suas vidas. E este é o objetivo mais importante da vacinação. A vacinação previne o aparecimento dessas doenças, muitas das vezes graves e muitas das vezes que leva ao óbito. Portanto, conclamamos os pais que autorizem, que levem os seus filhos para que possam ser vacinados e assim estejam protegidos contra o câncer do de útero”, disse o secretário.
 
Segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a parceria entre Educação e Saúde traz resultados concretos a longo prazo, com redução das taxas de diversas patologias.
 
“Estamos fazendo não apenas um trabalho de orientação e educação em saúde, que é essencial e tem caráter preventivo, mas estamos atuando também na oferta de serviços diretamente nas unidades escolares; ou seja, estamos indo onde o aluno está, facilitando a vida das famílias e auxiliando na ampliação da cobertura vacinal. Além dessa novidade, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia também desenvolve outros importantes projetos nas unidades escolares, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), como saúde do adolescente, educação menstrual e higiene masculina, saúde mental para profissionais da educação, prevenção ao abuso sexual, Escola Protetora da Mulher, combate ao bullying, triagem auditiva, entre outros”, afirmou Feres.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp