Aferição de pressão arterial e de glicemia marcam as homenagens em continuação a comemoração pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado ontem (quinta-feira,12). O evento acontece até às 15h desta sexta-feira (13), no pátio da secretaria municipal de Saúde e conta com a presença da equipe do Departamento de Enfermagem.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, compareceu ao evento e aproveitou para parabenizar a todos os enfermeiros e enfermeiras que tomam conta dos munícipes.
“A gente quer aqui externar toda a nossa gratidão, nosso respeito e consideração, porque os enfermeiros, na verdade, são os que cuidam dos doentes graves, assiste diretamente e fica mais tempo perto dos pacientes. Todos nós devemos agradecer a todos esses anjos que, realmente, dedicam uma vida inteira em cuidar das pessoas. A saúde não teria êxito se não fosse a enfermagem”, agradeceu o médico.
A aposentada Lúcia Maria da Silva, 71 anos, aproveitou a ida à secretaria para conferir como está sua pressão arterial e glicose. “Vim aqui para fazer meu cartão do SUS e vi que estava acontecendo esse evento e não perdi tempo”, disse.
Outra que também aproveitou os serviços foi a diarista, Viviane Gomes Xavier, de 40 anos. “É sempre bom aproveitar esse tipo de serviço para ver como está a pressão e glicose. Eu não tenho aparelho (de pressão) em casa e preciso está aferindo regularmente, porque tenho histórico de hipertensão na família”, comentou ela que veio à secretaria para apanhar fita de medição de glicose para o filho.
A Semana da Enfermagem foi instituída em 12 de maio de 1960 e é marcada por duas datas comemorativas em homenagem a duas pioneiras da profissão, Ana Neri e Florence Nightingale. O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado no dia 12 de maio, em referência ao nascimento da enfermeira Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem. E o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem é lembrado no dia 20 de maio, data que marcou a morte da enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.