12/05/2022 às 18h03min - Atualizada em 12/05/2022 às 19h13min

Dia Internacional da Enfermagem: conheça diversas áreas de atuação dos profissionais

Enfermeiro formado pela Unopar recebe condecoração do Coren

SALA DA NOTÍCIA Kroton
Unopar
Divulgação
O 12 de maio foi instituído como Dia Internacional da Enfermagem em homenagem ao nascimento de Florence Nigthingale, em 1820, considerada pioneira da enfermagem moderna. No Brasil, a celebração também homenageia Ana Néri, primeira mulher a se alistar voluntariamente em combates militares.

Nos dias atuais o mercado de trabalho para o profissional de saúde está passando por avanços significativos. Este fato não se deve apenas a pandemia do coronavírus, mas sobretudo porque a categoria está ampliando suas áreas de atuação.  

“Antes as pessoas tinham a percepção de que os enfermeiros eram auxiliares da área médica. Mas, na verdade, a categoria é protagonista em todos os setores da saúde. A profissão ganhou destaque com a pandemia, o mundo entendeu o quanto a atuação dos profissionais da enfermagem é necessária para manter os pacientes saudáveis. Um exemplo muito claro dessa percepção acontece com Wilson Plath Júnior, enfermeiro formado pela instituição, que receberá do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren) o Prêmio Protagonista 2021. A cerimônia acontecerá no dia 12 de maio, no Coren e visa homenagear, destacar e reconhecer o trabalho de profissionais de enfermagem que no âmbito da assistência contribuíram para o reconhecimento da profissão, prestando bons serviços no combate à pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021”, comenta o coordenador do curso de Enfermagem da Unopar, professor Leandro Saldivar da Silva.

Atuamos não só nos cuidados quando o paciente está doente, mas também na prevenção de enfermidades, nosso papel é fundamental para o sistema de saúde”, diz o coordenador.

Atualmente, os enfermeiros têm possibilidades de desenvolver atividades com assistência direta ao paciente, docência, gestão hospitalar, pesquisa, empreendedorismo, entre outros. A Organização Mundial da Saúde estima que até 2030 o mundo tenha necessidade de nove milhões de enfermeiros para atingir a meta de cobertura universal da saúde.

O coordenador do curso na Unopar fala sobre o cenário atual para os futuros formandos. “O estudante precisa, antes de tudo, entender suas habilidades e pretensões pessoais. O momento é favorável, sobretudo para o profissional que deseja ter sua própria clínica. Enfermeiros podem abrir clínicas de estomaterapia, por exemplo, essa especialidade trata de diferentes tipos de feridas, tanto no aspecto terapêutico ou de reabilitação, como na prevenção de fissuras”, orienta o docente.

O enfermeiro é um profissional muito requisitado em diversas instituições de saúde, como hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios. Além destas, conheça outras áreas em que um enfermeiro pode atuar:

Hospitalar: atua em diversas instituições de saúde públicas e privadas ao lado de médicos, prestando os primeiros socorros a pacientes, atualização de prontuários e administração medicamentosa.

Geriátrica: profissional especializado no atendimento de pessoas idosas. Pode trabalhar em hospitais, clínicas de repouso e asilos. Também presta atendimento domiciliar.

Emergencial: atua em prontos-socorros e unidades de atendimento de urgência e emergência.

Cirúrgica: auxilia médicos durante cirurgias. O enfermeiro prepara os pacientes, explica os procedimentos, testa os equipamentos que serão utilizados, esteriliza os instrumentos, sendo responsável também pelos procedimentos pós-operatórios.

Obstetrícia: cuida de mulheres grávidas ou em período de amamentação. Auxilia médicos durante todo o acompanhamento pré-natal, durante o parto e pós-parto.

Neonatal e pediátrica: atende recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais ou crianças que estejam doentes e precisam de atendimento médico.

Resgate: atende vítimas no local de acidentes ou calamidades. Integra equipes de salvamento para prestar os primeiros socorros, analisar as condições dos pacientes e transportá-los de maneira segura até um hospital.

Domiciliar: presta assistência na casa dos pacientes. Realiza os mesmos serviços como se estivesse em um hospital, mas sem todos os equipamentos e rotinas destes ambientes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp