05/05/2022 às 17h07min - Atualizada em 05/05/2022 às 17h07min
Mutirão de combate ao Aedes aegypti chega ao Parque Riachuelo nesta sexta
O objetivo é percorrer os imóveis para identificar potenciais criadouros, eliminar focos do mosquito e evitar aumento dessas arboviroses endêmicas no município.
O mutirão de limpeza e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikunginya, chega ao parque Riachuelo nesta sexta-feira (06). O objetivo é percorrer os imóveis para identificar potenciais criadouros, eliminar focos do mosquito e evitar aumento dessas arboviroses endêmicas no município.
Na ação, que teve início na última sexta-feira (29) no parque São Salvador, serão empregados cerca de 100 Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). A partir das 9h, os profissionais irão percorrer centenas de imóveis levando orientação à população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolher inservíveis, telar as caixas d’água, além de bloqueio aeroespacial com bomba costal.
“Os agentes também realizam a aplicação de larvicida, quando necessário, em depósitos com potencial para criadouro do mosquito, mas que não podem ser eliminados ou removidos”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Os mutirões serão realizados uma vez por semana simultaneamente às visitas domiciliares de rotina nos bairros não contemplados pela ação do dia, mas a população deve se manter em alerta, inclusive reservando um tempo para vistoriar o quintal da residência e eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Cerca de 80% dos focos estão dentro dos imóveis habitáveis”, afirma Claudemir.
Durantes as ações, os agentes do CCZ estão devidamente uniformizados e identificados com crachás, inclusive com QRcode.
No mutirão anterior, mais de 700 imóveis foram vistoriados pelos ACE’s, sendo que em 267 houve a necessidade de tratamento com larvicida. Ao todo, foram identificados 19 focos do Aedes aegypti e coletados três sacos de inservíveis.
Confira a data e bairros que receberão os mutirões: 06/05 – Parque Riachuelo Local de concentração – Em frente ao Colégio Visconde do Rio Branco 13/05 – Parque São Caetano Local de concentração – Praça do Parque Santo 20/05 – Caju Local de concentração – Praça em frente o Cemitério do Caju 27/05 – Tapera Local de concentração – Em frente ao Posto de Combustíveis BR Distribuidora 03/06 – Turf Club Local de concentração – Em frente ao Educandário São José Operário 10/06 – Parque Dom Bosco Local de concentração – Praça ao lado do Colégio Salesiano 17/06 – Parque São Clemente Local de concentração – Em frente ao Colégio 29 de Maio