Com objetivo de aproximar os jovens e desenvolver políticas públicas voltadas a essa classe, o Departamento de Juventude da secretaria municipal de Governo segue o propósito pelo desenvolvimento de projetos para os jovens de Campos e região. Na terça-feira (3), uma comitiva do Departamento esteve no Rio de Janeiro, sendo recebida na secretaria de Estado de Ação Comunitária e Juventude (SEACJ), secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e pela Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).
Várias pautas foram discutidas com o propósito de estabelecer parcerias de fundamental importância para os projetos que pretendem auxiliar o jovem com a oferta, por exemplo, de qualificação profissional, preparação para o mercado de trabalho, oportunidades de emprego e renda, e assistência técnica ao empreendedorismo.
Para o gerente do Departamento da Juventude, Nalto Muniz, as reuniões foram muito positivas e alcançaram o objetivo principal, que era estabelecer contatos pelo fortalecimento da instituição em Campos, com expectativas ainda mais otimistas.
“Avaliamos como positiva e extremamente otimista a recepção da comitiva nas secretarias estaduais e na Alerj. Este, sem dúvida, foi o primeiro passo para que o Governo do Estado e o município firmem uma “dobradinha” de sucesso pelo desenvolvimento de políticas públicas direcionadas aos jovens do nosso município e, também, de jovens dos municípios da região, tendo em vista a localização estratégica de Campos no interior do Rio”, disse Nalto.
Entre os projetos do Departamento, está a fundação da Casa da Juventude, um espaço que visa oferecer apoio ao jovem no início da vida profissional, além de desenvolver ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de uma área para o trabalho colaborativo. “Com efeito, terá ainda ações que estimulam a criação de novos projetos de negócios ao público jovem que tenha de 16 a 32 anos”, complementa Nalto Muniz.
O projeto Casa da Juventude tem como pilares de atuação: o empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa. Esses pilares orientam as iniciativas voltadas para a inserção e preparação do jovem para o, cada vez mais, competitivo mercado de trabalho.
“O coworking é uma iniciativa nova e um espaço com a estrutura necessária para que empresas e profissionais independentes e, principalmente, jovens em início de carreira possam trabalhar a inovação, a criatividade, a troca de experiências e fortalecer contatos importantes a sua inserção no mercado. Os jovens são empreendedores por natureza. A Casa da Juventude será o escritório do jovem na cidade de Campos, onde ele encontrará uma base e a orientação necessária ao sucesso de seus projetos”, declarou o gerente do Departamento da Juventude.
Caravana da Juventude – Um outro projeto que o Departamento pretende colocar em prática em breve é a Caravana da Juventude, com objetivo de aproximar o poder público municipal dos jovens do município, por meio de visitas às escolas da rede pública de ensino, levando até eles atividades artísticas-culturais para, a partir daí, discutir temas importantes como: a importância da qualificação profissional na vida do Jovem; o primeiro emprego; direito e cidadania; empreendedorismo jovem e mídias digitais. Para a concretização do projeto da Caravana, o Departamento da Juventude contará com importantes parceiros, como: a Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Subsecretaria de Qualificação e Emprego; a OAB Jovem; e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O Departamento da Juventude é formado pelo gerente Nalto Muniz; o gerente de Políticas Públicas, Lucas Barreto; a secretária administrativa, Roberta Lopes; apoio administrativo, Lilian Sales e Diego Japona, além do conselheiro sênior, Paulo Ricardo Vieira. Para entrar em contato com a instituição, basta ligar para o número (22) 98102-0624 ou enviar e-mail para [email protected].