01/05/2022 às 05h24min - Atualizada em 01/05/2022 às 05h24min

Campos: Dia D e início da vacinação contra a gripe e sarampo têm grande adesão

- Redação
“O grande passo na segurança contra as doenças é a vacinação. Todos devem ter essa consciência e procurar os postos de saúde para que vacinem”. O apelo foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo Hirano, durante o Dia D e início da imunização contra a gripe e sarampo para crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, na manhã deste sábado (30), na Cidade da Criança. No mesmo dia, na Fundação Municipal de Esportes (FME) – antiga AABB, está acontecendo a aplicação da vacina da gripe para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, esses também receberão a dose do imunizante contra o sarampo.

Para este sábado, haverá 29 unidades abertas para atender a população das 9h às 15h. lembrando que a vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final do ano passado. Para ter acesso aos imunizantes, é necessário apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Hirano reforçou a importância da vacinação, uma vez que a influenza é a porta de entrada para as pneumonias graves, levando, inclusive, a casos de internação e complicações severas. “Somente a vacina previne o vírus transmissor do sarampo, por isso é muito importante que todos os pais levem seus filhos para tomarem a vacina e também contra a gripe”,  orientou o médico.

O diretor de Atenção Básica, Dr. Rodrigo Carneiro, informou que a vacina da gripe é atualizada anualmente de acordo com essas cepas mais incidentes e, por isso, ela deve ser aplicada todos os anos.

“Há uma vigilância contínua dos tipos do vírus que circularam pelas populações no ano anterior. Por exemplo, nós tivemos um surto do subtipo H3N2 e ele já está presente na vacina atual. Então por isso, é tão importante que todos os grupos indicados procurem os postos e se vacinem com a vacina da gripe para evitar que nós tenhamos um aumento do número de casos, igual ao que tivemos no final de 2021”, salientou Carneiro. 

O infectologista frisou que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, “Inclusive, a gente tenta não perder oportunidades quando as crianças, principalmente, vêm a locais de vacinação, já aproveitamos para fazer a atualização do cartão de vacinas. Hoje, especificamente, nosso principal foco é gripe e sarampo”.

De acordo com Dr. Rodrigo, o sarampo é uma doença que preocupa muito porque é uma mais transmissíveis que existe. É uma patologia potencialmente grave e a única forma de se evitar um ressurgimento de casos é através da vacinação.

“Em outras regiões do Brasil já tivemos casos confirmados. Aqui, na região Norte Fluminense, nós não temos casos de sarampo autóctones (natural) da região, só que a gente está em risco, porque cobertura vacinal, por causa da pandemia (do coronavírus), caiu. Então por isso, que é tão importante a gente reforçar com a população a necessidade de vacinação contra o sarampo, porque nós não queremos que a doença volte a circular em nossa região”, reforçou. 

A manicure Cristiane Gama, 46 anos, disse que faz questão de manter a caderneta de imunização do filho Felipe, de 3 anos, em dia. “A vacinação é muito importante porque se a gente quer uma saúde futura e uma vida saudável para nossos filhos tem que começar através das vacinas desde pequenininho. Eu sempre o levo a todas as campanhas e priorizo isso”.

Outro que também levou o filho para tomar os imunizantes foi o pedreiro Rafael Pereira, 34 anos. Ele comemorou o fato de ter conseguido vacinar o primogênito, de 4 anos. “A minha esposa chegou a leva-lo em um hospital particular, mas não tinha vacina, daí ficamos sabendo da campanha e viemos para cá, Graças a Deus.


POSTOS DE VACINAÇÃO

Postos exclusivos para vacinação de idosos e profissionais de saúde:

Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)

Guarus Plaza Shopping

Posto exclusivo para vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:

Cidade da Criança

Postos exclusivos para vacinação de idosos e crianças de 6 meses a 4 anos, 11meses e 29 dias:

Centro de Saúde de Guarus

UBS de Custodópolis

UBS Eldorado

UBS Penha

UBS Ponta Grossa

UBS Santa Maria

UBS Saturnino Braga

UBS Tocos

UBS Venda Nova

UBS Vila Nova

UBSF de Dores de Macabu

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Lagamar

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morangaba

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Prazeres

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santo Amaro

UBSF Santos Dumont 

UPH Santo Eduardo

UPH Travessão

UPH Ururaí
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp