16/10/2024 às 14h36min - Atualizada em 16/10/2024 às 14h34min

De tempos de prosperidade à decadência financeira: A trajetória recente de Campos dos Goytacazes (RJ)

José Alves de Azevedo Neto

O gráfico apresenta a evolução dos investimentos públicos da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), no período de 2009 a 2023, em milhões de reais (Milhões-R$), abrangendo as gestões da Prefeita Rosinha Garotinho, do Prefeito Rafael Diniz e até o penúltimo ano do exercício fiscal do Prefeito Wladimir Garotinho, atualizado pelo IPCA de julho de 2024.

Tratando-se de uma economia extremamente dependente das rendas petrolíferas, como a de Campos, em uma análise rápida e objetiva, pode-se afirmar, sem receio de erro, que o município empobreceu significativamente, pois tais investimentos representam valores agregados à economia local. Além disso, o gráfico evidencia que o maior investimento público foi realizado pela Prefeita Rosinha em 2010, totalizando R$ 966,23 milhões, enquanto o menor ocorreu no primeiro ano do mandato do Prefeito Rafael Diniz, em 2017, que assumiu uma prefeitura em crise financeira, herdada dos Garotinhos.

Portanto, insistir em dizer que a cidade não empobreceu é ignorar a realidade dos números orçamentários. Acrescento ainda que nunca mais vivenciaremos uma conjuntura de ciclo de investimentos como nos primeiros anos do governo Rosinha, pois, à época, o orçamento da prefeitura de Campos era astronômico do ponto de vista financeiro. Agora, caro leitor, resta-nos apenas a saudade dos tempos de abundância das rendas do petróleo.

Obs: O gráfico anterior foi substituído por apresentar algumas inconsistências corrigidas agora. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90