Segundo os dados sobre os postos de trabalho do mês de julho de 2024, publicados ontem pelo CAGED, a economia do município de Campos dos Goytacazes (RJ) registrou uma redução de 92,15% no número de contratações de mão de obra com carteira assinada em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo líquido em julho de 2023 alcançou 331 empregos, enquanto em julho de 2024, as vagas geradas se limitaram a apenas 26 contratações.
Essa conjuntura demonstra claramente o enfraquecimento da atividade econômica em Campos, especialmente sem os empregos criados pelo setor sucroalcooleiro, cuja safra sazonal já está se aproximando do fim. Até mesmo o setor de serviços, que vinha apresentando uma trajetória crescente de empregabilidade, registrou um saldo negativo em julho de 2024, como pode ser observado no gráfico.
Portanto, esses números refletem o descompasso vivido pela economia de Campos e sua evidente fragilidade, apesar da intensa propaganda do governo municipal que tenta pintar um cenário de paraíso econômico. Em qual cidade, é a pergunta que fica?