Economista
Serão depositadas no dia de hoje, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), as rendas relativas à terceira parcela da participação especial do trimestre que termina em agosto de 2024 nos cofres dos municípios petrorentistas do estado do Rio de Janeiro. Esses recursos beneficiarão tanto as prefeituras pertencentes à Bacia de Campos quanto aquelas da Bacia de Santos, cujos poços de petróleo são oriundos do pré-sal.
A título de esclarecimento, a participação especial é a remuneração devida pelos poços de petróleo de maior produtividade nas bacias petrolíferas mencionadas acima. Os municípios que fazem parte da Bacia de Santos indicados no gráfico são: Maricá e Niterói; os demais pertencem à Bacia de Campos.
Portanto, esses são os números do dinheiro do petróleo. Em uma simples e objetiva comparação, enquanto Maricá recebe mais de R$ 370 milhões no dia de hoje, Campos recebe apenas cerca de R$ 8 milhões, demonstrando claramente que a Bacia de Campos caminha a passos largos para o seu esgotamento.