Nos dados da pesquisa de emprego do CAGED publicados ontem, a economia brasileira encerrou o mês de junho de 2024 com um saldo líquido de emprego (admissões menos demissões) de 201.705 postos de trabalho com carteira assinada. Enquanto isso, no mês de junho de 2023, o saldo líquido foi positivo em 155.695 empregos formais, resultando em um aumento de 29,55% nas vagas em junho deste ano. Isso mostra claramente que a política macroeconômica do governo federal está no caminho certo para a retomada do crescimento econômico, e a confiança da classe empresarial no Brasil se confirma a cada dia, como constatou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em sua última sondagem sobre o Índice de Confiança (IC) do setor produtivo.
No que tange à economia de Campos dos Goytacazes (RJ), a geração de empregos cresceu 18,69% em junho de 2024 em relação a junho de 2023, com o setor de serviços puxando positivamente a curva da empregabilidade. Apenas para ilustrar, o saldo de empregos em junho de 2023 totalizou 872, e em junho de 2024 ficou em 1.035 vagas, conforme indicado no gráfico.
Por fim, pode-se dizer que a economia campista encontra-se alinhada à trajetória expansionista de geração de emprego e renda da economia brasileira. É importante considerar, no caso dos empregos de Campos, o efeito da sazonalidade da safra do setor sucroalcooleiro, que impacta de forma positiva a presente conjuntura econômica local.