09/07/2024 às 12h58min - Atualizada em 09/07/2024 às 12h56min

Em ano eleitoral, prefeitos destinam mais dinheiro para a saúde

Saúde Pública: Execução Orçamentária de Janeiro a Abril de 2023 e 2024 - em Valores Nominais (R$ - em Milhões)

José Alves de Azevedo Neto
O gráfico apresenta a execução orçamentária da saúde pública nos municípios de Campos, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra de janeiro a abril de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) encaminhado por eles ao TCE-RJ.

Conforme indicado no gráfico, no primeiro quadrimestre do ano eleitoral de 2024, todas as prefeituras relacionadas neste post elevaram os gastos significativamente na saúde municipal, exceto Rio das Ostras, onde se observa uma redução nos aportes de recursos financeiros de 0,17%. Por coincidência ou não, como é comum no nosso país, em ano eleitoral os gestores públicos sempre utilizam as máquinas públicas, via de regra, da saúde, da educação e de obras, para tentar induzir os eleitores a votarem nos seus candidatos de plantão.

Parece-me que, no caso da região Norte Fluminense, não está sendo diferente. Apenas para exemplificar e deixar claro a todos os leitores deste blog, somente Campos e Macaé expandiram os gastos da saúde pública no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao do ano passado, respectivamente, em 20,18% e 29,46%. Isso não é pouca coisa. Imagino que, dentro dessa perspectiva, a saúde desses municípios deve estar uma maravilha, sem filas e com uma prestação de serviços de extrema qualidade.

Por fim, esse é o cenário da execução orçamentária quadrimestral da saúde pública regional. Eu diria que estamos diante de uma conjuntura bem favorável do ponto de vista financeiro.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp