28/02/2024 às 14h09min - Atualizada em 28/02/2024 às 14h06min

Arrecadação do ISS da economia de São João da Barra em 2023 superou a da fraca economia de serviços de Campos

Arrecadação do ISS de janeiro a dezembro de 2022 e de 2023 - em valores correntes - (R$ - em Milhões)

José Alves de Azevedo Neto
Segundo os dados retirados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), encaminhado pelas Prefeituras de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, ao TCE-RJ, no que tange a arrecadação de ISS de janeiro a dezembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

Observa-se, todavia no contexto do gráfico, a receita do ISS do ano de 2023 de São João da Barra, assim como a de 2022, superou a do município de Campos, em função da forte movimentação econômica do Porto do Açu. Tal conjuntura evidencia também a fragilidade da atividade econômica de prestação de serviços, da economia campista, composta de empresas de baixo valor agregado, como a guisa de exemplo, da área hoteleira, de saúde, de educação, de academias de ginásticas, de agências bancárias e outras.

Nesse mesmo diapasão, é oportuno destacar a grande receita do ISS do ano de 2022 e de 2023, de Macaé, considerado, obviamente, um ponto fora da curva ao se comparar aos demais municípios, deste estudo, resultante da vigorosa economia da indústria petróleo. O que dispensa maiores comentários.

Já, Rio das Ostras, a economia local é impactada pela Zona Especial de Negócios (ZEN), ao lado de Macaé. E, em função disso, o ISS sofre impactos positivos e a arrecadação, consequentemente, se eleva.  

Portanto, aí estão os números de um imposto relevante da esfera municipal, que reflete exatamente a dinâmica econômica das economias locais. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp