22/02/2024 às 14h40min - Atualizada em 22/02/2024 às 14h37min

Orçamentos bilionários e baixa capacidade de investimentos

Receita total x Investimentos em valores nominais - (R$ - em Milhões)

José Alves de Azevedo Neto
Segundo os dados sobre a receita total e os investimentos do ano de 2023, retirados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), encaminhados ao TCE-RJ, pelos municípios, de Campos, de Macaé e de São João da Barra exceto o de Rio das Ostras, que até agora não prestou contas ao TCE-RJ.

Observa-se através dos números, a despeio das grandes arrecadações municipais ou orçamento realizado em 2023, a capacidade de investimentos das prefeituras analisadas neste estudo, é muito pequena. Por conta, obviamente, do alto custeio dessas máquinas administrativas, no que diz respeito à folha de pessoal, as dívidas constituídas ao longo do tempo, a folha de RPAs e outras despesas em geral. O que certamente compromete as atividades finalísticas da Administração Pública.

Por derradeiro, vale o destaque para a Prefeitura de Macaé, devido a sua maior arrecadação, e, por conseguinte, o maior investimento quando comparado aos demais municípios, do gráfico. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp