No comparativo entre a Lei Orçamentária (LOA) de 2023 e do Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2024 que está na Câmara Municipal de Campos para ser votado, no que tange aos itens relativos a folha bruta, a amortização da dívida da prefeitura mais os juros e os investimentos.
Pode-se, todavia, observar no gráfico que a folha bilionária dos servidores públicos reduzirá 7,29% em 2024, a despesa com a amortização da dívida terá uma diminuição de 32,40%, o pagamento dos juros da dívida crescerá 0,48% e os investimentos responsáveis pela geração de emprego e renda no setor da construção civil campista encolherá 21,26%.
Outro ponto que deve ser ressaltado, de acordo com a “realidade numérica” apresentada pelo prefeito Wladimir Garotinho aos vereadores, ao se somar a amortização da dívida e os juros o valor atingirá no ano que vem o patamar de R$ 152,933 milhões, acima do quantitativo que será investido em 2024. O que demonstra ainda o grande endividamento da prefeitura pelos governos passados.
Portanto, aí estão os números relevantes do orçamento de 2024 do atual governo municipal para serem analisados e questionados, pelos ilustres vereadores da nossa cidade.