Segundo os dados retirados do Ministério da Cidadania, o número de pessoas cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal, relativos ao município de São João da Barra (RJ), no período de janeiro de 2022 até julho de 2023, segundo as informações da própria prefeitura, tem aumentado mês a mês.
Além disso, quando se compara o recorte de tempo de janeiro a julho de 2023 ao igual período de 2022, observa-se no gráfico, em janeiro e fevereiro de 2023 o percentual de sanjoanenses cadastrados na condição de vulneráveis do ponto de vista social ultrapassam o patamar de 80%. E nos meses de março a julho de 2023 o percentual apresentou redução, somente porque entrou mais gente nessa deplorável situação residindo no município.
Por fim, em face desse cenário crescente de pobreza no território do município vizinho, que hospeda um dos maiores investimentos do mundo, financiado, por dois grandes fundos de investimentos, um americano e o outro árabe, o Porto do Açu. Tal conjuntura é extremamente preocupante.
Fonte: MC, Secretaria Nacional de Renda e Cidadania - SENARC