Segundo os dados retirados do Ministério da Cidadania, o número de pessoas cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal, relativos ao município de Campos dos Goytacazes (RJ), no período de janeiro de 2022 até julho de 2023, segundo as informações da própria prefeitura, aumentou. Conforme, se verifica através do gráfico as variações percentuais comparando mês a mês. Importa salientar ainda, a última estatística do aludido ministério é de julho de 2023.
Embasados nessa triste realidade, observa-se, todavia, a trajetória da curva dos quantitativos de pessoas vulneráveis do ponto de vista social (em situação de pobreza) na nossa cidade, em termos absolutos, de janeiro a dezembro de 2022 é crescente.
E, no recorte de tempo de janeiro a março de 2023 a pobreza se expandiu e reduziu ligeiramente em abril e voltou a crescer de maio a julho de 2023.
Portanto, numa conjuntura de desigualdade social e de indiferença ou naturalização da sociedade campista, no que tange ao sofrimento do povo mais pobre. O Prefeito Wladimir Garotinho surfa numa onda de alta popularidade, em razão, obviamente, da maquiagem que vem realizando nas ruas e nos bairros. Deixando, Campos, numa condição de sepulcro caiado, ou seja, por fora ela é muito bonita e por dentro o cheiro é insuportável. O que é lamentável. Cadê os vereadores de oposição ao atual governo? Será que eles estão hipnotizados com a beleza da nossa cidade?
Fonte: MC, Secretaria Nacional de Renda e Cidadania - SENARC