24/08/2023 às 14h21min - Atualizada em 24/08/2023 às 14h18min

Setor de serviços de Macaé e de São João da Barra pagam salários acima de R$ 5.000,00

Remuneração real média do setor de serviços de Campos, de Macaé , de Rio das Ostras e de São Jão da Barra segundo a RAIS de 2021

José Alves de Azevedo Neto
De acordo com os dados da tabela retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do ano de 2021, no que diz respeito aos trabalhadores do setor de prestação de serviços no regime celetista (carteira de trabalho) e dos estatutários (servidores públicos), das economias dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra.

Observa-se, todavia, a menor remuneração real média ou salário pago aos trabalhadores, ficou a cargo do município de Campos.  Porque a economia campista é constituída de atividades de prestação de serviços de baixo valor agregado, como por exemplo, barbearias, salões de beleza, academias de ginástica,  setor alimentício e outras firmas do ramo. Que geram empregos, sim, entretanto, as ocupações são de baixos salários.  

Já, as demais economias, as empresas prestadoras de serviços, estão atreladas a um sistema de produção, mais representativo do ponto de vista econômico. No caso de Macaé, a indústria petroleira, a de Rio das Ostras a Zona Especial de Negócios (ZEN) e a de São João da Barra, ao Porto do Açu. E com isso, a renda do trabalho é maior como pode se verificar através dos números.

Por derradeiro, o que chama mais atenção nessas informações da RAIS, o que não constitui uma novidade, propriamente dita, são os salários do setor de serviços, de Macaé e de São João da Barra, exatamente, duas economias hospedeiras de grandes investimentos, nos seus respectivos territórios.      
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp