23/08/2023 às 11h55min - Atualizada em 23/08/2023 às 11h51min

Campos virou cidade dormitório de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra

Estoque de mão de obra x Remuneração real média de 2021 segundo a RAIS

José Alves de Azevedo Neto
Segundo os dados do estoque de empregos de trabalhadores celetistas e estatutários e a respectiva remuneração média do mercado de trabalho das economias de Campos, de Macaé, de São João da Barra retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do ano de 2021.

A menor remuneração média real dos trabalhadores encontra-se, na economia de Campos, conforme se observa no contexto do gráfico. Por ser uma economia de serviços de baixo valor agregado e de pequenos salários, em relação à de Macaé, a de Rio das Ostras e a de São João da Barra.

Porque, a de Macaé, tem no seu território a economia do petróleo, a de Rio das Ostras, possui a Zona Especial de Negócios (ZEN) e as suas empresas multinacionais e a de São João da Barra é impulsionada pelo Porto do Açu. Em função desses grandes investimentos, os salários pagos por elas estão num patamar superior quando comparados aos de Campos.

Portanto, a pequena remuneração e os empregos de baixa qualificação oferecidos pela economia campista de serviços têm levado ao longo dos anos os trabalhadores e principalmente, a juventude a buscarem empregos, em Macaé, em Rio das Ostras e em São João da Barra, e com isso, infelizmente, Campos se transformou numa cidade dormitório da região.  
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp