15/08/2022 às 12h53min - Atualizada em 15/08/2022 às 12h50min
Municípios petro-rentistas encerram o primeiro semestre de 2022 com poupança fiscal
Execução orçamentária da Receita total x Despesa total e Superávits dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de janeiro a junho de 2022 em valores nominais - (R$ em Milhões)
De acordo com os dados da prestação de contas dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra, encaminhados ao TCE-RJ, no que tange a execução orçamentária do primeiro semestre do ano de 2022.
As contas públicas dos aludidos entes federativos estão perfeitamente equilibradas. Com todos eles apresentando superávit bruto de janeiro a junho de 2022.
Sendo o município de Macaé, o que teve a maior poupança fiscal, no recorte de tempo analisado conforme está registrado no gráfico. Foram mais de oitocentos e cinquenta milhões de reais.
Portanto, os ventos favoráveis do mercado mundial de petróleo através da cotação do barril tipo Brent acima de cem dólares, no primeiro semestre deste ano, fizeram muito bem a saúde fiscal dos municípios petro-rentistas do Norte Fluminense, a despeito da maior receita corrente do orçamento macaense, está estribada no ISS.