14/07/2022 às 11h21min - Atualizada em 14/07/2022 às 11h18min

Campos com a menor arrecadação de ISS

Arrecadação do ISS dos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de janeiro a abril de 2022 em valores nominais - (R$ - em Milhões)

José Alves de Azevedo Neto
Segundo os dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, sobre a arrecadação do ISS encaminhado ao TCE-RJ, pelos municípios de Campos, de Macaé, de Rio das Ostras e de São João da Barra de janeiro a abril de 2021 e de 2022.

O município de Campos foi o que menos arrecadou ISS, tanto no primeiro quadrimestre de 2021 como também em 2022. A despeito da economia campista está se transformando dia após dia numa economia de serviços, as empresas prestadoras de serviços da cidade, possuem baixo faturamento financeiro, se comparado a dos demais municípios aqui analisados.

No caso de Macaé, por exemplo, as unidades produtivas que prestam serviços a Petrobrás, são multinacionais e como tal a receita bruta delas é alta, e é exatamente, sobre essa receita que incide o ISS.

O mesmo fenômeno acontece em Rio das Ostras, por conta das prestadoras de serviços instaladas no Distrito Industrial municipal, na fronteira com a economia macaense.
Por fim, temos São João da Barra, que em função do Porto do Açu, as empresas prestadoras de serviços ao porto são detentoras de contratos que lhes proporcionam faturamentos milionários, e com isso, os efeitos são sentidos rapidamente na curva arrecadatória do ISS.  

Portanto, a economia de Campos, por não ter grandes investimentos na área produtiva implantados no nosso território, possui uma pequena dinâmica econômica e baixo valor agregado aos bens e serviços. Infelizmente.  
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp