10/01/2022 às 21h47min - Atualizada em 10/01/2022 às 21h44min

3 ANIMAÇÕES SOBRE AUTISMO PARA ASSISTIR COM AS CRIANÇAS

Omar Heart
 
Compreender a diversidade dentro do espectro autista é fundamental para abandonar estigmas e acolher as diferenças.
 
Quando falamos em autismo, nossa mente pode se encher de retratos caricatos, que nem sempre condizem com a realidade: já pensou que a ideia que você tem sobre essa condição pode estar marcada por estigmas e preconceitos? É por isso que serem educadas sobre os pilares da diversidade faz com que as crianças desenvolvam empatia e reconheçam e acolham as diferenças.
 
O autismo pode se dar de muitas formas, manifestando-se de modos distintos em cada pessoa. Em virtude desse universo de possibilidades, a Organização Mundial da Saúde cunhou o termo TEA – Transtorno do Espectro Autista. Sociabilidade, aprendizagem, atenção e humor: diferentemente do que a sociedade considera padrão, não há um “normal” neurológico a que todos devem corresponder, mas variações múltiplas.
 
Retratar essa condição complexa exige um olhar amplo e sensível.
 Eu separei 3 sobre o autismo para ver com as crianças e aprender desde cedo que não apenas as pessoas são diferentes, mas que o mundo também é sentido de modo diferente.
 
1.Float
O curta “Float” (Flutuando), da Pixar, lançado em 2019, conta a história de um pequeno garoto que foge dos padrões e chama bastante a atenção dos adultos da vizinhança. São apenas seis minutos de animação que fazem o coração bater mais forte, ao retratar a relação de um pai com seu filho, que, diferentemente de outras crianças, flutua.
 
O pai tenta proteger o pequeno de julgamentos e frustrações, escondendo sua condição, mas acaba percebendo, enfim, a mágica da diversidade. Apesar de não tratar diretamente do autismo, a história é inspirada na experiência pessoal do diretor filipino Bobby Rubio com seu filho Alex, diagnosticado dentro do espectro autista.
 
2. Auts
“Auts” é uma série animada de 26 episódios, veiculada pela TVE, rede de televisão estatal da Bahia. Produzida com financiamento público, trata-se de uma plataforma transmídia, com uma série de programas de animação infantil, site e aplicativo. Na produção, o idealizador do projeto, Renato Barreto, também inspira-se em sua experiência com o filho Arthur, autista, que dubla Auts, o protagonista da série, de 6 anos. Os outros personagens – o cachorro, e os amigos Ana, 7, e Davi, 8 – são narrados, respectivamente, pelo próprio diretor, por Fernanda, mãe de Arthur, e pelo irmão. Juntos, eles aprendem a se comunicar, apesar de suas diferenças, e lidar com as situações do cotidiano, ajudando outras famílias a se reconhecerem nesta história.
 
3. Pablo
Inspirada em experiências de jovens autistas, Pablo é uma animação produzida pela BBC de Londres, em que todos os personagens são autistas. No Brasil, a série foi exibida pela Net Geo Kids e também está disponível na Netflix, em episódios de 11 minutos. Cada um deles trata de uma situação desafiadora do cotidiano de Pablo, como uma ida ao supermercado, uma festa de aniversário ou quando ele fica preso no elevador. Em uma mistura de live action e animações, sua história tem intervenção dos seus próprios desenhos, que ganham vida e ajudam a lidar com cada momento de ansiedade. Tanto no original, quanto em sua versão brasileira, o desenho é dublado por pessoas que estão no espectro autista.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp