26/07/2021 às 00h22min - Atualizada em 26/07/2021 às 00h14min

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

Omar Heart
Omar Heart
Pensar na criança, infância e educação requer muito esforço e muita reflexão. Escolhi esse tema para que você amigo, leitor possa melhor compreender o conceito da educação infantil como espaço privilegiado da aprendizagem infantil, onde é possível assimilar o aprender com o brincar.

Nessa matéria meu objetivo esclarecer a importância do brincar no contexto da etapa educacional, denominada Educação Infantil, mostrando que o lúdico é considerado como importante fator no processo ensino e aprendizagem.

Com o passar dos séculos a criança assume papéis diferentes devido à época e a sociedade que a insere, sendo hoje a criança um ser totalmente único e singular no centro da família.

É durante a infância que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, ocorrendo uma aprendizagem significativa. A infância conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico, logo se pensa no brincar, é nessa etapa que a criança aprende brincando.

 Ao lembrarmo-nos de criança e infância, automaticamente lembramo-nos de educação, ou seja, na educação infantil, outro tópico que vou falar aqui, sendo que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas.

Outro tópico que se destaca é o brincar. Constituindo-se como atividade fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. O brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, idéias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes,reflete sobre sua realidade e a cultura em que vivem.

Mas algumas crianças e alguns contextos escolares infantis nem sempre oportunizam o brincar de forma adequada, pois alguns fatores impedem que isso aconteça, fatores esses que abordarei em breve, além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com seus pares, na construção do raciocínio lógico matemático, nas representações de mundo e de emoções, ajudando assim na compreensão e desenvolvimento do universo infantil.

Por isso, não pulem as etapas, pois o brincar é fundamental para que a criança se torne um adulto mais independente e emocionalmente estruturado.

Viva a brincadeira!
 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp